5 a 8 de Agosto de 2008
 
Programa / Resultados Notícias Jogadores 2008 Planta do Estádio Bilhetes Patrocinadores
Edições anteriores Imprensa Newsletter Galeria de Fotos Passing Shots Contactos

 

Notícias 2005

2008 2007 2006 2005 2004 2003

Marques tropeça na estreia
03-08-2005

O português Nuno Marques estreou-se hoje com uma derrota no Vale do Lobo Grand Champions em ténis, ao perder com o alemão Carl Uwe Steeb, pelos parciais de 3-6, 7-6 (7-5) e 11-9 no "champions tiebreak", na Vale do Lobo Tennis Academy. O encontro, o primeiro do Grupo Millennium, foi decidido com recurso ao "champions tiebreak" (até aos 10 pontos, com uma diferença de dois pontos), com o alemão a aproveitar o primeiro "match-point" que teve a disposição, depois de Marques falhar a hipótese de "carimbar" a vitória, a 9-8.

Marques, que chegou a estar a vencer por 7-2 na "negra", desperdiçou uma boa oportunidade para elevar para 2-0 o historial de confrontos frente ao antigo nº 14 do "ranking" mundial, depois de já lhe ter ganho na edição de 1991 de Key Biscaine – também em piso rápido -, então por duplo 6-2.

"Acho que joguei bem, mas estou desiludido pela maneira como acabou. É muito frustrante começar assim, teoricamente com um dos adversários menos fortes", desabafou Marques, acrescentando: "Este jogo foi ridículo. Tinha de ganhar. Joguei para ganhar, mas faltou-me um bocado de pernas e frescura".

Steeb, 37 anos, dois anos mais velho do que Nuno Marques, também admitiu ter sido protegido pelos "deuses" no "tiebreak" final, elogiando a forma física do português: "Tive muita sorte no final. O Nuno estava a ganhar o ‘tiebreak’ e está numa excelente forma física. Foi muito bom ter ganho".

O portuense, cujo melhor "ranking" ATP de sempre foi a 86ª posição, jogou em 2004 a final do Masters TMN, perdendo então com Leonardo Tavares, e conquistou o seu último título no Circuito Nacional em Novembro, em Espinho.

O encontro foi presenciado por muito público nas bancadas do "court" central da Academia de Ténis de Vale do Lobo, onde também surgiram os primeiros VIPs, entre os quais o antigo jogador sueco do Benfica Stefan Schwarz, o atleta Fernando Mamede e o piloto Carlos Sousa.

A quinta edição do Grand Champions iniciou-se da melhor forma com um "duelo" entre dois antigos números 1 mundiais de pares, o holandês Paul Haarhuis e o espanhol Emilio Sanchez.

Haarhuis levou de vencida, por 6-3 e 7-6 (7-3), em hora e meia de ténis de boa qualidade, elevando para 2-0 o historial frente ao espanhol, depois de em 1991, na terra batida do Jamor, ter derrotado Sanchez, por 6-0 e 6-2, no Estoril Open.

"É sempre bom ganhar frente ao Emilio. É um grande jogador e no segundo ‘set’ as coisas estiveram muito renhidas. Estou contente por ter começado a ganhar", disse Haarhuis, que recentemente foi chamado a representar a Holanda em pares na Taça Davis, não conseguindo evitar a derrota.

Emilio Sanchez, 39 anos, único totalista da etapa portuguesa do Circuito Mundial de veteranos, está agora obrigado a não perder os próximos encontros caso queira repetir o terceiro lugar da edição do ano passado.

O torneio prossegue esta noite com os encontros entre o norte-americano John McEnroe e o sueco Mats Wilander (Grupo Vale do Lobo) e entre o também norte-americano Jim Courier, detentor do título, e o australiano Pat Cash (Grupo Millennium).

 

Autor:

Lusa



Organização:

  Última actualização: 09 de Julho de 2008 Copyright © 2007 Premier Sports, Lda